No passado dia 19 de abril, e no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, recebemos Ana Ribeiro e Paulo Esperança da Associação José Afonso (AJA).
As palavras de abertura do diretor do agrupamento, professor Paulo Costa, remeteram para a recuperação dos valores inerentes à liberdade e à democracia, tendo, igualmente, distinguido o patrono do agrupamento, que se destacou pela sua forte intervenção democrática.
Os alunos do sexto e nono anos, nas últimas semanas, tiveram a oportunidade de realizar atividades de sensibilização para temáticas como a Liberdade, a Justiça Social e o 25 de abril, nas aulas de História, Português e Educação Visual. Seguindo a metodologia proposta pela AJA, os alunos decoraram dez peças de puzzle, todas com o mesmo recorte que, encaixadas, representam a igualdade de todos os seres humanos, simbolizando a união de forças em torno do objetivo comum de transformar o mundo.
Ana Ribeiro, dotada de uma qualidade vocal notável, encantou os presentes com alguns momentos musicais alicerçados em letras e canções emblemáticas. Paulo Esperança fomentou a realização e troca de espaços de partilha e momentos de reflexão e fruição, reforçando a intergeracionalidade dos públicos e artistas. Também a professora Ângela Campos proporcionou um momento único através da leitura expressiva do poema “Quem a tem…”, da autoria de Jorge de Sena. A sessão decorreu na biblioteca da escola-sede e a decoração do espaço foi da responsabilidade do Clube STEAM.
Numa altura em que os valores da liberdade e da democracia são dados como garantidos, importa recordar o passado para darmos valor ao presente e afirmarmo-nos como pessoas melhores.
Comentários
Enviar um comentário