Sessão sobre “A História do Livro”
Atendendo à temática desta 8.ª edição da Semana da Leitura - A Língua Portuguesa que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus
textos mais antigos, realizou-se esta sessão, em que foi apresentada a
história do livro e a evolução do seu suporte material, desde as suas primeiras
formas até ao livro digital. Foram projetadas imagens que permitiram percorrer
as várias fases, ao longo da História, desde o livro oral, anterior à invenção
da escrita, passando pelas pinturas rupestres, placas de argila, papiro,
pergaminho, depois o papel, até chegar ao suporte eletrónico. Foi,
inclusivamente, apresentado aos alunos um documento da primeira metade do
século XX, um Registo sobre a presença de estrangeiros em Matosinhos, documento
de grande valor histórico-cultural, pertencente ao Arquivo Histórico da BMFE.
Esta sessão foi, também, enriquecida com a apresentação de um outro livro muito
especial, uma História infantil em Braille. Agradecemos ao Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Florbela Espanca todo
o apoio prestado.
Iniciativa concelhia “Os Lusíadas em Mar à Tona”
Esta atividade teve a participação mais direta dos seguintes elementos:
- alunos das duas turmas de 9.º ano, duas auxiliares de ação educativa (D. Mª João Hilário e D. Paula Granja), uma funcionária dos Serviços Administrativos (D. Bruna Meireles), uma docente (Prof. Ana Melo) e a diretora do Agrupamento (Prof. Maria José Tavares). De salientar a forma empenhada como todos estes elementos, em diferentes níveis, leram estâncias do Canto IV da epopeia camoniana, no Salão Nobre da CMM, na manhã do dia 4 de abril. Foi visível o sentido de união entre todos, pois não só preparam conjuntamente as suas atuações, como se envolveram num verdadeiro espírito de grupo e de entreajuda, tendo sido fundamental o apoio da professora Ana Melo, com as suas competências no domínio das artes performativas. Saliente-se, também, a colaboração dos alunos de T2 CER que prepararam, de forma muito cuidadosa, os barcos que foram distribuídos pelos vários estabelecimentos comerciais, como já referido.
Esta leitura integral, que demorou 7 horas e meia, foi enriquecida com a Exposição “Ó Mar Salgado”, patente no átrio dos Paços do Concelho, da responsabilidade do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMATE), em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos / Biblioteca Florbela Espanca e Escolas do concelho, dando destaque a fotografias, pintura e objetos relacionados com os pescadores e a vida das gentes do mar. Esta exposição pôde ser visitada pelas turmas, não só pelas que participaram, como pelas que apenas assistiram (T2 CER e 7.º C).
A adesão a este tipo de iniciativas contribui, não só para o desenvolvimento pessoal dos alunos, assim como para a sua formação integral, numa partilha e colaboração conjuntas entre alunos e professores das diferentes escolas, todos atuando para o mesmo fim. Destaque-se, igualmente, a importância da articulação, a nível concelhio, também com as entidades parceiras – Câmara Municipal de Matosinhos e Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Comentários
Enviar um comentário